domingo, fevereiro 12, 2006

Será a Internet uma nova forma cultural?


Será que a Internet constitui, ela própria, uma nova forma cultural, ou apenas um novo espaço (ou território alternativo) que permite e potencia a expressão de novas formas culturais?
(A. Teixeira)


Respondendo à questão apresentada, penso que, "a Internet é uma nova fonte cultural que potencia novas formas culturais”, ao permitir o acesso a outras fontes de conhecimento e a novas formas de produção e de relacionamento com o saber.
A utilização da Internet oferece instrumentos úteis para a comunicação inter e intra-pessoal, para o processamento de informação, para o acesso a bases de dados e à informação distribuída nas redes electrónicas digitais e bibliotecas digitais do conhecimento e para o trabalho e aprendizagem colaborativa em rede. Permite ainda a integração na rede, de numerosos equipamentos do dia da dia, em casa, no local de trabalho, em locais públicos e de casa para o trabalho, assumindo assim, uma importância crescente e cada vez mais omnipresente no dia a dia de cada um de nós.
O próprio conceito de educação evoluiu e foi reequacionado à luz das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, ultrapassando as fronteiras do tempo e do espaço, para dar lugar a um processo de aprendizagem ao longo da vida, sustentada nos quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em comum e aprender a ser.

Para terminar esta reflexão, deixo uma definição de cultura da Internet, de David Porter:
§ “A cultura da Internet é um produto das condições peculiares dos conhecimentos virtuais que predominam online (…) “ (Slevin, p.101 e 102).
No entanto quero ainda acrescentar que “esses conhecimentos”, a que Porter se refere, só se poderão efectivamente transformar em cultura, se, e quando o “sujeito” para além de saber aceder à informação/ conhecimento disponível on-line, o souber seleccionar e tratar a informação, de forma a separar o útil do acessório apropriando-se dele, para transformar informação em conhecimento/ cultura.

Sem comentários: