domingo, fevereiro 05, 2006

Trabalhar em Grupo
















Após uma longa e profíqua reflexão (as panelas e o fogão são boas conselheiras), decidi vir para o PC e deixar a mente divagar, enquanto os dedos percorrem o teclado, procurando dar corpo ao meu pensamento.
O trabalho produzido?
Quando iniciei este trabalho parti do pressuposto de que nesta tarefa o mais importante era aprender a trabalhar em grupo, usar a dinâmica de trabalho de grupo, num meio e de uma forma desconhecida para a maior parte de nós: o ambiente on-line.
Encontrar formas e momentos de comunicação assíncrona e síncrona. Estabelecer estratégias, negociar critérios, formas e distribuição de trabalho.
Embora, na minha opinião, o nosso grupo tenha perdido demasiado tempo de início, não considero o facto nada anormal. Tratava-se de um grupo constituído por elementos que se não conheciam, a trabalhar apenas usando a Rede. Qual de nós não tem experiências de trabalho de grupo no terreno e não conhece as inibições e as restrições que esta dinâmica de trabalho oferece? Gerir o trabalho e negociar, nem sempre é fácil.
Neste ambiente (virtual) e no caso do nosso grupo, na minha opinião, até que nem foi nada difícil.
Na realidade e basicamente penso que para primeiro trabalho e primeira experiência, o grupo se organizou muito bem. Soube negociar. Foi muito participativo, colaborativo e coeso. Utilizando na maioria a comunicação assíncrona, através do fórum disponibilizado pela plataforma, gerimos o nosso trabalho com bastante eficácia.
O produto final foi francamente um trabalho colaborativo, onde cada um dos elementos do grupo reconhece o bocadinho em que contribuiu, ainda que possa estar complementado com mais um bocadinho que outro colega tenha acrescentado.
Na minha opinião, este trabalho é um exemplo do que é aprendizagem e trabalho colaborativo, a metodologia de trabalho do século XXI, onde “colaborar” é mais importante do que “laborar”.
Pela minha parte, este trabalho, foi vivido sem qualquer angustia, procurando tirar partido de mais uma experiência on-line. Foi muito agradável trabalhar com os meus colegas de grupo e reconhecer as capacidades de adaptação e colaboração que todos nós tivemos, perdoem-me a falta de modéstia.
Com grupos assim, em que todos os elementos estiveram atentos até ao ultimo minuto, procurando dar apoio ao porta voz, ver se faltava mais alguma coisa, fazer mais uma verificação antes do trabalho ser publicado… estar ali, pronto a ajudar, foi muito motivante e criou laços, que ficarão para o futuro.
A todos vocês que estiveram comigo neste grupo, o meu muito Obrigado, por mais esta experiência!
Este trabalho foi sem dúvida, uma mais valia e uma motivação para os que se seguem!
Do trabalho dos outros grupos constatei a mesma motivação e o mesmo empenho.Penso que em conjunto, todos nós contribuímos para uma boa selecção de sites indispensáveis para a consulta de um tutor on-line!
Cumprir o prazo, espantou-me por completo...
:**

Sem comentários: